Sala de Aula

Nova edição do blog Sala de Aula


http://reridamaria.com.br/

Seguidores

domingo, novembro 28, 2010

Como trabalhar textos informativos ?

Esse trabalho requer paciência e planejamento, o que se espera não é estudar apenas o conteúdo, mas sim desenvolver o comportamento leitor em textos informativos dos alunos de quarta série do ensino fundamental .
O conteúdo a ser trabalhado é o seguinte:

§  Comportamento leitor para textos informativos
§  Leitura com antecipação do que vem depois validando ou desconsiderando
§  Selecionar as informações do texto
§  Compartilhar leitura com professor e colegas
§  Utilização de leitura cuidadosa e pausada adequada para o estudo
§  Confrontação entre interpretações buscando pistas no contexto
§  Relacionamento entre as ideias expressadas em várias partes do texto
§  Avançar a despeito da dificuldade
§  Buscar pistas sobre significado das palavras no contexto ou relacionando com o que já conhece.
§  Registrar para poder entender
§  Voltar a ler o texto mais rapidamente pulando o que não interessa para buscar alguma informação específica

Leitura de texto

Distribuir o texto digitado  pela professora e pedir para cada aluno fazer a leitura silenciosa.
Terminada a leitura a professora perguntará para a classe: Que tipo de texto é esse? Trata de que assunto?
Espera-se nessa etapa que os alunos demonstrem seus conhecimentos prévios sobre esse gênero de texto e antecipem suas hipóteses sobre o que ele está comunicando.


Buscar informações no texto, grifar e listar.

Em seguida a professora fará a leitura, compartilhada do mesmo texto e propõe que os alunos façam em dupla um levantamento dos tópicos que eles considerem mais importante, grifem e registrem no caderno três tópicos. Pedirá que cada dupla leia em voz alta  um tópico grifado  que deverá ser registrado na lousa em uma listagem cujo propósito é orientar o aluno a uma leitura cuidadosa voltada a buscar nos fragmentos anteriores do texto o entendimento do que esta lendo, confrontar com o colega sua interpretação, e selecionar o que achou mais importante e justificar sua escolha, negociando a pertinência de sua opinião. Essas mesmas estratégias estarão em jogo no coletivo, quando da listagem na lousa dos tópicos das outras duplas.
A professora explicará para as crianças que essa listagem vai ser um registro do levantamento dos tópicos mais importantes que eles encontraram no texto e será usado como um dos recursos que vai ajudar na elaboração de uma ficha técnica mais tarde.


Checar informações

Será feita mais uma leitura do texto pela professora, dessa vez interrompendo em cada parágrafo até conseguir abarcar todas as informações que a classe considerar que completa os tópicos e para assegurar que todos foram contemplados.


OBS: Usar textos informativos sobre o Continente Africano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário