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sexta-feira, novembro 19, 2010

Difereça Racial

   A escola tem um papel central no processo de reeducação das relações étnico-raciais, e, portanto, precisa assumir seu papel transformador, pautando sistematicamente questões conflituosas e inegavelmente de difícil abordagem, promovendo junto à sua comunidade escolar o caminho do diálogo e do debate aberto e plural.
  O projeto político-pedagógico deve ser o ponto de encontro e o pólo irradiador da implementação da lei no âmbito da escola. É importante lembrar que todos os profissionais da educação devem se sentir apropriados deste projeto coletivo, incluindo os demais funcionários das escolas que tendem a ser deixados de lado em tais processos.
    É importante reeducar quem educa para que a temática seja inserida de modo efetivo no cotidiano escolar e nos sistemas de ensino, propiciando melhorias na convivência e na trajetória escolar de estudantes brancos, negros, amarelos e indígenas. Além disso, é importante que as questões étnico-raciais sejam abordadas não apenas da perspectiva de ampliar o conhecimento dos participantes, mas também de uma perspectiva mais subjetiva, abordando valores e posturas.
      A tarefa é necessária e complexa. No entanto, a complexidade há de ser acolhida a fim de se repensar as unidades escolares em seus projetos político-pedagógicos, considerando os referenciais da temática étnico-racial, contemplando a história e a cultura afro-brasileiras e articulando os eixos:  currículo, valores, relações e materiais didáticos.

Referência:Relações Raciais na Escola.org.br

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