Sala de Aula

Nova edição do blog Sala de Aula


http://reridamaria.com.br/

Seguidores

sábado, novembro 20, 2010

Trabalhando os orixás na escola

Em nossa escola, a professora  Mônica Moraes de Oliveira  desenvolveu um trabalho muito interessante para abordar a questão do estudo dos orixás. Ela começou com a mitologia grega, apresentando os deuses e lendo histórias sobre eles. Depois ela introduziu as histórias de Gilgamesh (ou Gilgamexe) que foi um rei da Suméria, de caráter semi-lendário, mais conhecido atualmente por ser o personagem principal da Epopeia de Gilgamesh, um épico mesopotâmico . A seguir começou a apresentar os orixás africanos e começou a estabelecer relações com a mitologia grega e as histórias de Gilgamesh. Deu as características de cada um e começou a leitura de suas histórias.
Com esse trabalho ela conseguiu desvincular a questão religiosa desses seres e tratá-los como mitos, quebrando “tabus” e “preconceitos” que envolvem o tema. As crianças passaram a falar e conhecer os orixás de forma natural e com todo o respeito e beleza que envolve o tema. Falar de “Exu”, “Iemanjá”, “Ogum”, “Ifá”, “Ossaim”  é a mesma coisa do que falar de “Zeus”, “Afrodite”, “Poseidon”, “Hécules” e muitos outros.
Esse é o papel da escola: transpor a barreira do preconceito, valorizar a cultura afro-brasileira , mostrar  a beleza da cultura africana e a sua influência em nossa cultura.

2 comentários:

  1. Muito boa a ideia! Gostaria de tentar na minha escola dessa forma...

    ResponderExcluir
  2. Querida Rérida,

    Adorei a ideia do blog... tenho certeza que será um grande sucesso. Conte comigo para divulgá-lo.
    Um grande bj e muito sucesso.

    Dora

    ResponderExcluir