Sala de Aula

Nova edição do blog Sala de Aula


http://reridamaria.com.br/

Seguidores

segunda-feira, dezembro 06, 2010

A etnia brasileira

Falar em etnia brasileira é uma forma de simplificação, pois o Brasil foi historicamente constituído a partir da fusão de muitas etnias. Mas o que é uma etnia? Em primeiro lugar, o conceito de etnia é diferente do conceito raça. Enquanto o que caracteriza a etnia são fatores culturais, como tradição, língua e identidade, o que distingue raça são fatores biológicos como a cor da pele, o formato da cabeça, o tipo de cabelo etc.. Assim, os membros de uma etnia compartilham de valores culturais próprios e se comunicam por meio de uma língua que é também própria. As pessoas que constituem essa população se identificam, e são reconhecidas pelos outros como membros da etnia.
Faz parte de nosso jargão histórico dizer que o Brasil foi formado por três raças, omitindo muitas vezes o fato de ser ele um país pluriétnico. Esta multiplicidade étnica já existia muito antes da chegada de Cabral. As populações indígenas, de origem asiática, eram constituídas de centenas de etnias o que significava uma enorme diversidade linguística e cultural.
Por outro lado, todo o mundo sabe que as populações de origem africana que vieram para o Brasil pertenciam a inúmeras etnias portadoras de costumes, crenças e idiomas diferentes que muito contribuíram para a formação da cultura brasileira No entanto, hoje, é muito difícil de falar em uma etnia afro, tendo em vista que o intenso processo de aculturação praticamente extinguiu as línguas de origem africana, embora muitas de suas palavras incorporaram-se ao idioma nacional e também fez desaparecer as identidades étnicas originais.
Finalmente, a população branca também não é originária de uma mesma etnia. Os primeiros colonizadores vieram de Portugal, mas a partir da segunda metade do século XIX o País foi palco de um grande processo imigratório, sendo que muitos dos imigrantes europeus que aqui chegaram se identificavam muito mais por meio de suas identidades étnicas do que nacionais.
Esta grande diversidade étnica que constituiu o País, longe de ser um problema, resultou em uma riqueza cultural que se expressa por intermédio das artes - da música principalmente, da culinária, das crenças, do próprio modo de ser dos brasileiros. O mais importante fator de unidade nacional foi a língua, este português falado no Brasil, diferente do de Portugal porque foi constituído pela adição de palavras originárias das muitas etnias que formam o País.  
ROQUE DE BARROS LARAIA Antropólogo / Universidade de Brasília -UnB

Um comentário: