Sala de Aula

Nova edição do blog Sala de Aula


http://reridamaria.com.br/

Seguidores

quinta-feira, dezembro 16, 2010

Trajes Africanos

As roupas africanas vão muito além da beleza. Os padrões impressos nos tecidos correspondem a nomes, provérbios ou idéias. Elas estão relacionadas com a beleza, a religiosidade e a identidade do povo negro, com a ancestralidade africana. As roupas não nascem para proteger o corpo, mas como uma forma de beleza, não só para aparecer ao outro, mas para os deuses.
Ao vestir um determinado pano, envia-se uma mensagem silenciosa a todos os que vêem, mas, na maioria das vezes, a alguém especial.
 Os riscados, desenhos e cores expressam relações entre marido e mulher, entre a mulher e as outras mulheres, entre cada um e a comunidade.
As cores vibrantes das indumentárias são obtidas a partir de elementos da natureza, a exemplo de plantas, terra e flores. Cada cor tem um significado.

O verde indica renovação e crescimento, em clara analogia com as matas e florestas. Amarelo é símbolo do status e serenidade, além da fertilidade e vitalidade. Azul é a presença de Deus, a onipotência do céu, ao espírito   puro  que repousa em harmonia.

O preto denota união com os antepassados. É a cor das provas, do sofrimento, do mistério, da consciência espiritual, do tempo e da existência.

Vermelho é a cor da paixão, da determinação política, da vida, da paixão e do sentimento.




6 comentários:

  1. estava a procura dessas informações, encontrei somente a qui obrigada

    ResponderExcluir
  2. Lindo...lindo... Te sigo por toda a vida. Risos...Asé.

    meu blog: www.identidadeblack.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. gostei das cores e de seus significados este site é nota 100000000 show kk's

    ResponderExcluir
  4. eu gostei
    éh sempre bom aprebder coisas novas

    ResponderExcluir