Sala de Aula

Nova edição do blog Sala de Aula


http://reridamaria.com.br/

Seguidores

terça-feira, fevereiro 08, 2011

Temporalidade

A História da África é bastante rica e cheia de pontos que nos levam a entender melhor a nossa cultura brasileira. Mas muitos tratam de forma preconceituosa a História africana, dizendo que são povos atrasados, fracos e preguiçosos. Na África tinha civilizações que eram tão grandiosas quanto qualquer civilização européia, com seus castelos, reis, cidades. Os guerreiros africanos assustavam os europeus e não permitiram a conquista da áfrica, pelo contrário, os europeus é que seguiam as ordens nos comércios africanos.

Na busca de especiarias, metais preciosos e demais riquezas, os europeus iniciam um lucrativo e duradouro comércio que mudaria a História africana: o comércio de escravos.
Os europeus não adentravam no continente caçando escravos, os africanos já possuíam este comércio e apenas o estendeu aos europeus. Para se comprar escravos era necessário procurar uma fortaleza portuária e trocar por armas ou qualquer produto de necessidade dos povos.

As guerras que os reinos travavam pelo comércio de escravos levaram o continente a se enfraquecer cada vez mais até no século XIX.

A  África tornou-se alvo da cobiça imperialista européia, lá se buscava mão de obra barata e matéria prima também a baixo preço para as empresas Monopolistas que cresciam assustadoramente pelo mundo.

Fonte: A cultura negra em sala de aula - http://www.sicribd.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário