Sala de Aula

Nova edição do blog Sala de Aula


http://reridamaria.com.br/

Seguidores

domingo, março 06, 2011

África do Mediterrâneo

    O Mar Mediterrâneo fica entre a Europa, a África e a Ásia ocidental. Nele fazia-se comércio, trocava-se arte, cultura e boa parte da História do homem surgem ali. Por ser calmo e “pequeno” era a principal rota dos navios daqueles povos. O Mediterrâneo é de importância fundamental aos povos orientais e ocidentais.
A África liga-se ao Mediterrâneo pelo norte e esta região participa de acontecimentos fundamentais na história humana. Uma das grandes civilizações que surge na região é o Egito Antigo. O Egito nasce ao longo do truculento Rio Nilo e desenvolvem grandes obras e verdadeiras inovações médicas e técnicas. E, ao contrário do que aparece em filmes, os egípcios também tinham a pele escura.

    Outra grande civilização é a Núbia. Na capital da Núbia, Kerma, havia grandes minas de ouro e o comércio de marfim.
    Importantes reinos são os de Gana e Mali. Impossível falar da África mediterrânica sem falarmos do Islamismo. O Islamismo, ou religião muçulmana, nasce a cerca da 500 anos D.C., criada pelo árabe Maomé, no Oriente Médio. Desde que surgiu, a religião cresceu violentamente, conquistando várias regiões ao norte da África. Os muçulmanos deixaram vários registros sobre os povos que ali existiam. Um reino descrito por eles era o Reino de Gana. Gana ia do Atlântico ao Rio Niger e era chamado de “Terra do Ouro”. Reino rico e poderoso possuía um rei, cercado de uma poderosa nobreza, além de vários funcionários, comerciantes e demais moradores.
    O Reino de Gana foi destruído e substituído pelo Reino de Mali. Diziam que o Rei de Mali era tão poderoso que possuía cerca de 10 mil cavalos em seus estábulos. Segundo registros, quando o rei de Mali fez sua peregrinação à Meca – terra santa dos muçulmanos – todos pararam para observar tanto luxo e poderio.

Um comentário:

  1. esse site me ajudou bastante a fazer trabalhos de escola !!! valeu

    ResponderExcluir