Sala de Aula

Nova edição do blog Sala de Aula


http://reridamaria.com.br/

Seguidores

segunda-feira, abril 04, 2011

Garrincha

Manuel Francisco dos Santos, o Mané Garrincha ou simplesmente Garrincha, (Pau Grande, 18 de outubro de 1933 — Rio de Janeiro, 20 de janeiro de 1983) foi um futebolista brasileiro que se notabilizou por seus dribles desconcertantes apesar do fato de ter suas pernas tortas. É considerado entre os especialistas de futebol como um dos maiores jogadores da história do futebol em todos os tempos. No auge de sua carreira, passou a assinar Manuel Francisco dos Santos, em homenagem a um tio homônimo, que muito o ajudou.
De origem humilde, com quinze irmãos na família, Manuel Francisco dos Santos era natural de Pau Grande, distrito de Magé (Rio de Janeiro). Sua irmã o teria apelidado de Garrincha, fazendo uma associação com um passarinho muito comum na região serrana de Petrópolis, conhecido por este nome.
Garrincha, "O Anjo de Pernas Tortas", foi um dos heróis da conquista da Copa do Mundo de 1958 e, principalmente, da Copa do Mundo de 1962 quando, após a contusão de Pelé, se tornou o principal jogador do time brasileiro. Com Garrincha e Pelé jogando juntos, a Seleção jamais perdeu uma partida sequer. A força do seu carisma ficou marcada rapidamente nas palavras do grande poeta de Itabira, Carlos Drummond de Andrade, numa belíssima crônica publicada no Jornal do Brasil.


Wikipédia

4 comentários:

  1. ADOREI E POSTEI NA BIBLIOTECA VIRTUAL DOS MEUS ALUNOS...... BEIJOSSSSSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  2. Oi querida
    Obrigada por passar lá no meu blog!
    Amei o seu!
    Beijinhos
    Mônica
    Já estou seguindo você!

    ResponderExcluir
  3. Oi querida dá uma olhadinha no meu outro blog?
    http://brechogervasoni.blogspot.com/
    Obrigada
    beijinhos
    Mônica

    ResponderExcluir
  4. Oi Rérida, sou a Denise do Blog Afrocorporeidade venho agradecer a sua visita e visitar o seu também! Seu blo está muito lindo e bom para compartilhar! Não sei se vc viu os meus textos, está nos temas textos Denise Guerra. Eu escrevo para a revista http://africaeafricanidades.com.br e também para outros sites. Caso se interesse por algum texto e queira postar por aqui será um prazer. Apenas peço que dê os créditos como vejo que já é o seu procededimento. Volte sempre que puder! Abçs!

    ResponderExcluir