Sala de Aula

Nova edição do blog Sala de Aula


http://reridamaria.com.br/

Seguidores

sábado, abril 16, 2011

Tecidos artesanais

As populações africanas desenvolveram técnicas artesanais variadas para produzir tecidos. Ainda hoje milhares de artesãos trabalham para uma clientela local ou para atender a demanda criada com o fluxo de turismo. Novos materiais, como fibras sintéticas ou corantes artificiais, foram incorporados recentemente. Algumas técnicas foram simplificadas, como no caso do Kente, fabricado em Gana, Costa do Marfim e Togo. Outras, como as utilizadas para confeccionar os tecidos Kuba produzidos na atual República Democrática do Congo (RDC), continuam muito refinadas.
A maioria dos tecidos representados nas imagens aqui expostas foram confeccionados com a técnica da tecelagem de faixas, difundida há mais de 1000 anos em toda a África do Oeste. Com essa técnica, os tecelões fabricam em pequenos teares peças muito longas e estreitas de tecidos, que são posteriormente unidas pelas laterais para criar panos, tapetes e mantas.  Perfeitamente adaptada à realidade social, econômica e climática da região, a tecelagem de faixas continua sendo utilizada pelas famílias nômades e nas pequenas aldeias, que se beneficiam de um tear fácil de montar e desmontar, e portátil. A prática não demanda grande investimento em fios ou implementos e o clima permite o trabalho ao ar livre ou sob pequenos galpões de palha.
O tecido, após ser confeccionado, pode ser tingido com índigo ou outros pigmentos naturais e sintéticos; estampado, como no caso dos Adinkra; ou bordado, como entre os Wodaabe.
Além da tecelagem de faixas, estão representados aqui como exemplos de tecidos artesanais africanos alguns tipos de trabalho que se utilizam de outras técnicas, como os tecidos de ráfia Kuba, a estamparia de símbolos Adinkra – que pode ser realizada sobre tecidos artesanais ou industriais – e as bandeiras Asafo, um tipo de composição artesanal que utiliza pedaços de tecidos industriais para criar figuras coloridas que são recortadas e aplicadas em um pano que serve como base. A costura é feita de maneira que as figuras sejam vistas dos dois lados.


Bogolan

Adinkra

Asafo

Indigo

Kente

Khasa

Kuba

Wodaabe



Um comentário:

  1. Olá querida colega.
    Amo visitar blog's e conhecer novas pessoas ,trabalhostalentos,etc.Este ano estamos desenvolvendo um macro projeto no Cmei sobre Africanidades.Os artigos e textos são ótimos.Lindo este sobre os tecidos artesanais,e uma combinação de cores maravilhosas.Vou sempre passar por aqui para me inspirar nos projetos.abraços e parabens pelos lindos blog's.

    ResponderExcluir